-
Arquitetos: depA
- Ano: 2020
-
Fotografias:José Campos
-
Fabricantes: Arper, Berker, Depa, Exporlux, FLOS, Indelague, JP Leitão, JUNG, Ofa, Roca, Roger Pradier, Salto, Simon, TON, TopCer
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio parte da vontade de transformação de uma garagem subterrânea de um edifício de habitação colectiva na baixa do Porto – à partida, um espaço arquitectonicamente pouco adaptável - num espaço de escritórios para um conjunto de empresas.
Tirando partido das características espaciais e formais do edifício, o projecto assume a rudeza do espaço de garagem como uma casca e propõe a criação de uma nova interioridade aproveitando a disposição das três grandes claraboias que inundam o espaço de luz natural para organizar um conjunto de salas e espaços de trabalho onde o conforto e textura da madeira contrasta com a materialidade crua do espaço da garagem.
A chegada pela área de estacionamento revela-nos o alçado espesso mas transparente deste novo espaço interior permitindo uma fluída ligação funcional entre os vários espaços e uma maior permeabilidade à luz natural - recurso gerador de espaço neste conjunto. Numa lógica de ocupação clara e sintética, organizam-se as zonas de trabalho em caixas fechadas com construção totalmente em madeira libertando os espaços entre estas para as zonas comuns amplamente iluminadas pelas claraboias gerando espaços de encontro de apropriação flexivel.
O sistema construtivo seco e ecológico bem como o desenho das infraestruturas assumindo-as como participante activo na caracterização do espaço permite uma grande flexibilidade deixando em aberto futuras adaptações de acordo com a estrutura dinâmica própria destas empresas.